Pode não parecer verdade, mas, existem alguns alimentos que são capazes de contribuir com a limpeza bucal. Alimentos fibrosos, como os legumes e frutas frescas, já recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para uma alimentação balanceada, também contribuem para a limpeza dos dentes, ajudando a prevenir cáries e a manter uma boa saúde bucal.
A maçã, pera, melancia, kiwi, cenoura, pepino, acelga e aipo, assim como as nozes e as castanhas, são alguns dos alimentos "limpadores ou protetores". E o motivo dos benefícios está no fato de que estes alimentos possuem consistências duras, causando atrito, o que contribui para a remoção dos resíduos de placas podendo também listar o leite, queijo, iorgute, peixes, pois contém cálcio, fosfato e fibras que aumentam a produção de saliva e o ph na boca. Diminui também a exposição dos dentes ao ácido e auxiliam na remineralização.
Ricos em vitaminas A, B6, B12, C, D, E, K e ácido fólico, as frutas, legumes e verduras, de modo geral, têm baixo teor de açúcar e menos gordura se comparados aos alimentos considerados "vilões" da saúde bucal.
O mel e o açúcar, refrigerantes, balas, bombons, bolachas doces e recheadas, gomas de mascar e outras guloseimas consumidas no dia a dia, ao contrário dos alimentos fibrosos, produzem ácidos que reduzem o PH da saliva, o que aumenta a proliferação de bactérias e o risco do desenvolvimento da cárie. |
Apesar de contribuírem para a higiene bucal, eles não substituem a limpeza com creme e fio dental, fundamental após todas as refeições.
"Porém, ninguém deve deixar de escovar os dentes e usar o fio dental após as refeições, pois a higienização é indispensável para a saúde bucal! "
VOCÊ É O QUE VOCÊ COME! Dra. Camila Esteves |
0 comentários:
Postar um comentário