Featured Video

"... e como um simples olhar e um simples sorriso pode mudar tudo"

"A perfeição é feita de pequenos detalhes - não é apenas um detalhe" (Michelangelo)

"Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios" (Martin Luther King)

"O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores" (Mario Quintana)

"As belezas e as fealdades tornam-se mais evidentes, quando postas umas na frente das outras" (Leonardo da Vinci)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vídeo para as crianças!!!

 Aí vai uma dica....
Chame seus filhos, assistam e esclareçam dúvidas de uma forma simples e divertida! As crianças irão adorar!!




Fonte: www.colgate.com.br
54489-137-98D96A5CFDCAAC4264FCEBAEB9C52196

Curiosidade: Homenagem à Realeza!!

Na semana do tão esperado casamento real Britânico, Barmy Baz Franks de 29 anos, passou seis horas na cadeira do dentista para fazer uma "tatuagem" nos dentes. O encanador patriota gastou equivalente a R$ 2.570,00.

"Esta é minha forma de mostrar meu apoio ao grande dia", afirmou o empolgado fã, que diz "amar" a família real.

Mas o desenho é temporário. Conhecida como “gnasher tats”, a técnica tem a duração de três meses e só pode ser removida ao longo do tempo com escovação dental.


Existem pessoas para tudo....não é mesmo? ;o)
Dra. Camila Esteves

 Fonte: Uol notícias
54489-137-98D96A5CFDCAAC4264FCEBAEB9C52196

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Alimentos que colaboram com a limpeza dos dentes.

Pode não parecer verdade, mas, existem alguns alimentos que são capazes de contribuir com a limpeza bucal.
Alimentos fibrosos, como os legumes e frutas frescas, já recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para uma alimentação balanceada, também contribuem para a limpeza dos dentes, ajudando a prevenir cáries e a manter uma boa saúde bucal. 



A maçã, pera, melancia, kiwi, cenoura, pepino, acelga e aipo, assim como as nozes e as castanhas, são alguns dos alimentos "limpadores ou protetores". E o motivo dos benefícios está no fato de que estes alimentos possuem consistências duras, causando atrito, o que contribui para a remoção dos resíduos de placas podendo também listar o leite, queijo, iorgute, peixes, pois contém cálcio, fosfato e fibras que aumentam a produção de saliva e o ph na boca. Diminui também a exposição dos dentes ao ácido e auxiliam na remineralização.

Ricos em vitaminas A, B6, B12, C, D, E, K e ácido fólico, as frutas, legumes e verduras, de modo geral, têm baixo teor de açúcar e menos gordura se comparados aos alimentos considerados "vilões" da saúde bucal. 

O mel e o açúcar, refrigerantes, balas, bombons, bolachas doces e recheadas, gomas de mascar e outras guloseimas consumidas no dia a dia, ao contrário dos alimentos fibrosos, produzem ácidos que reduzem o PH da saliva, o que aumenta a proliferação de bactérias e o risco do desenvolvimento da cárie.
Apesar de contribuírem para a higiene bucal, eles não substituem a limpeza com creme e fio dental, fundamental após todas as refeições.
"Porém, ninguém deve deixar de escovar os dentes e usar o fio dental após as refeições, pois a higienização é indispensável para a saúde bucal! "


VOCÊ É O QUE VOCÊ COME!
Dra. Camila Esteves


54489-137-98D96A5CFDCAAC4264FCEBAEB9C52196

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Como salvar o dente que foi perdido em acidente?



O procedimento de reimplante é uma tentativa de salvar o dente no momento do trauma, em um acidente grave ou um simples tropeção pode ocasionar a perda traumática de um ou mais dentes, que podem "voar" da boca.  Em razão às características que acompanham nas atividades da infância e da adolescência, a maior incidência das avulsões está localizada nos incisivos superiores em crianças de 7 a 12 anos de idade. 
A literatura odontológica comprova que dentes assim perdidos podem ser salvos se forem reimplantados o quanto antes possível. Entretanto, quanto menor o tempo de permanência do dente fora do alvéolo, mais favorável será o prognóstico. Após a perda acidental do dente, ele deverá ser reinserido no alvéolo imediatamente para que o sucesso do reimplante seja maior. Caso contrário poderá ser conservado em algumas substâncias como a solução salina fisiológica, sangue, meios de culturas de tecido, leite e saliva.
Sendo recomendado os seguintes procedimentos: 
- Primeiro Passo: Mantenha calma e aja com rapidez.
- Segundo passo: Imediatamente o indivíduo deve procurar o dente perdido no local do acidente, quando encontrado segure pela coroa sem tocar na raiz.
- Terceiro Passo: Se o dente estiver sujo, lave-o com água ou soro fisiológico sem raspar, não limpe o dente com produtos químicos, como anti-sépticos e agentes de limpeza.
- Quarto Passo: Recoloque no lugar de onde saiu na cavidade oral. Se esta tarefa lhe for impossível, coloque o dente dentro da boca do acidentado, em baixo da língua ou junto a bochecha. Caso ainda aja dificuldade, coloque o dente dentro de um copo com água, soro fisiológico ou leite.
- Quinto Passo: Procure seu dentista o mais rápido que puder, não deixe para o dia seguinte. 

Quando o paciente estiver aos cuidados do profissional, será verificado se o dente foi colocado em seu lugar correto, caso esteja mal posicionado ele ainda terá tempo de corrigir. A estabilização do dente avulsionado pode ser feita utilizando-se diversos materiais, como fios de aço ou uso de resina composta.
Algumas alternativas com o intuito de prevenir o insucesso  e inibir ou retardar a reabsorção radicular externa, o profissional poderá lançar mão de uso de antibióticos.

Dra. Camila Esteves



54489-137-98D96A5CFDCAAC4264FCEBAEB9C52196

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Fluorose dental

Agente Flúor
 É um dos agentes coadjuvantes no controle de cárie dentária e devido a sua eficácia comprovada  vem sendo incorporado em vários produtos tais como, água de abastecimento público, sal de cozinha, suplementos vitamínicos, soluções para bochecho, fio dental e dentifrício. No entanto, na infância durante o período de desenvolvimento dentário  o uso exagerado do flúor  ou a ingestão acidental pode acarretar  em problemas ao organismo. A severidade desta intoxicação esta diretamente relacionada a duração e a quantidade de flúor ingerido, além do  estágio de desenvolvimento dentário no qual houve a exposição. 
Pode-se observar em grande parte da população mundial uma diminuição na prevalência de cárie, entretanto devido ao uso indiscriminado do flúor observou-se um aumento na intoxicação por este íon químico. Na cavidade bucal, a fluorose é um sinal característico do excesso  de flúor no organismo.  

Sinais de Fluorose
Caracterizadas como manchas, em geral esbranquiçadas, que acometem os dentes. De forma geral, a causa foi a ingestão de flúor em excesso em crianças com idade entre  0 a 12 anos.  As manchas da fluorose normalmente são de  forma simétrica e bilateral podendo apresentar problemas estético e em alguns casos mais avançados também funcional. 



Como Tratar os Casos de Fluorose?
Com um diagnóstico preciso e um plano de tratamento bem elaborado podemos lançar mão de microdesgastes com ácido hidroclorídrico à 18%, sendo esta uma técnica conservadora, simples e com baixo custo. Com este tratamento e em poucas consultas,  pode-se proporcionar ao esmalte afetado um aspecto clínico saudável e esteticamente agradável. Entretanto, em casos mais severos o tratamento restaurador pode ser realizado. 

Como Evitar a Fluorose
Deve-se evitar o uso excessivo de flúor. Sendo importante ressaltar que a água de abastecimento contem flúor, assim como diversos tipos de alimentos. O flúor traz muitos benefícios na odontologia, mas seu uso em excesso é prejudicial. 

Cuidados Especiais aos Pequenos



Para crianças menores de 6 anos de idade, quando for utilizada pastas e enxaguatórios com flúor deve-se cuidar com a sua ingestão, por isso o ideal é a utilização de produtos sem flúor. A escovação das crianças deve ser feita com supervisão dos pais e a quantidade pasta na escova deve ser equivalente a um grão de arroz. Com isso, o consumo de produtos com flúor por parte dos pequenos deve ser cauteloso e a escovação supervisionada, já que as crianças se sentem atraídas pelo sabor do creme dental e tendem a engoli-la. 
Fique Atento,

Dra. Camila Esteves



54489-137-98D96A5CFDCAAC4264FCEBAEB9C52196

RETRAÇÃO GENGIVAL E SENSIBILIDADE?

O que é retração gengival?
A retração ou recessão gengival é o deslocamento da margem da gengiva em direção à raiz do dente, podendo ocorrer em um só dente ou em vários. Tal situação pode promover a exposição da parte radicular do dente e daí resultar, eventualmente, em diversas consequências:
- sensibilidade exagerada,
- dificuldade de higienização (e perpetuação do problema),
- inflamação gengival (propensão ao início de outras patologias gengivais)
- comprometimento estético, levando a dentes muito alongados ou desproporcionais no arco.

Existem várias hipóteses da causa: 
- traumatismo por escovação (fricção exagerada com escova de cerdas duras), 
- inflamação da gengiva pela presença da placa bacteriana,
- trauma oclusal (forças excessivas sobre o dente causadas por má posição dentária ou por restaurações "altas"),
- restaurações mal adaptadas na região gengival,
- posição alta dos freios labiais e lingual,
- movimentos ortodônticos realizados de maneira incorreta,
- dentes apinhados (encavalados),
- pouca espessura do osso que recobre a raiz.
Observação: Uma certa retração gengival generalizada é percebida com o passar dos anos e considerada normal. Algumas pessoas são mais susceptíveis que outras. A retração pode avançar em alguns períodos e, em outros, permanecer estacionária.


Por que os dentes ficam mais sensíveis?
Devido à exposição da dentina ao meio bucal. Porém pode ser executado o procedimento restaurador de selamento da dentina exposta, com resina composta aliviando a sensibilidade.
 Restauração com resina antes da cirurgia de recobrimento radicular

Existe tratamento? 0 que ocasiona essa retração?
Normalmente, o que se faz é evitar a evolução desse processo por intermédio de escovação adequada, limpeza profissional, ajuste oclusal, remoção de hábitos nocivos, remoção de excessos de materiais restauradores, se houver, e, se for o caso, corrigir a má posição do dente com aparelho ortodôntico.
Para o tratamento, é o correto diagnóstico, que mostra a etiologia da retração em questão. Com a classificação do tipo de retração gengival e a resolução da etiologia, pode-se predizer com segurança o tipo de tratamento (cirúrgico na maioria das vezes) e a previsibilidade de recobrimento da retração.


É possível recobrir a raiz Novamente?
Sim, por intermédio de técnicas cirúrgicas, conhecidas hoje como terapia de recobrimento radicular, que vão desde deslocamentos cirúrgicos da gengiva restante ou adjacente até enxertos de tecido doados comumente do palato (céu da boca) do próprio paciente ou regenerações com biomateriais específicos. O tipo deverá ser selecionado quanto à classificação da retração, ao número de dentes envolvidos, à quantidade (espessura e altura) de gengiva adjacente à área afetada, ao estado de saúde geral e local (oral) do paciente, à área doadora de gengiva (caso seja necessário transplante de tecido), entre outros. São cirurgias de resultados não previsíveis, em que, em determinadas situações, vale a pena tentar.

Se não se fizer a cirurgia, pode-se perder o dente?
A retração, por si só, não provoca a perda do dente, desde que as causas sejam eliminadas e que não haja inflamação.
  
Como prevenir as gengivas retraídas?
A prevenção da recessão gengival se dá através de um controle adequado da higienização e consulta regular ao dentista. Um exame detalhado da gengiva e do histórico bucal do paciente, associado à correta higienização, é o melhor caminho para se prevenir a ocorrência das retrações gengivais.


Dra. Camila Esteves

54489-137-98D96A5CFDCAAC4264FCEBAEB9C52196

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Odontologia Cosmética

ARTE de criar um sorriso bonito e equilibrado. Um sorriso agradável acrescenta muito à sua aparência, com reflexos inclusive em sua vida social e profissional, resgatando a auto-estima e confiança.
A Odontologia cosmética engloba todos os tratamentos que têm por objetivo a melhoria estética não só dos dentes em si mas de todo o aspecto facial da pessoa. É possível por meio de alguns tratamentos dentários melhorar o sorriso, o suporte labial (diminuir as rugas), alterar o perfil do paciente através de um planejamento multidisciplinar.
Os tratamentos mais frequentes são:
- Clareamentos
- Coroas em cerâmica
- laminados em cerâmica ou facetas de resina
- Tratamentos ortodônticos para alinhamento dentário
- Cirurgia plástica periodontal (recobrimento de raizes expostas, recontorno gengival, etc.)
- Implantes
- Alterações no tecido gengival ao redor dos implantes

Sendo assim a cosmética envolve tudo o que se pode fazer para aumentar a auto-estima e a confiança das pessoas.




Dra. Camila Esteves
54489-137-98D96A5CFDCAAC4264FCEBAEB9C52196

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More